Marketing de Conteúdo: o que é, como criar e seus benefícios

por Júlia Neves

i2

Direto ao Ponto

Para quem está buscando saber mais sobre o marketing de conteúdo, tem uma frase, do especialista em marketing digital Tom Fishburne, que diz tudo: “O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing.”  E é exatamente esse o poder que o conteúdo tem em uma estratégia de marketing.

Com tantas distrações a um toque de distância, está cada vez mais difícil conseguir atenção de clientes em potencial. 

O que funcionava antes, já não funciona mais. E o marketing de conteúdo surge como uma estratégia mais assertiva, pois foca em chamar atenção do público certo, aquele que já tem interesse pelo seu nicho.

Aqui, vamos explorar o marketing de conteúdo do ponto de vista de quem é especialista no assunto, de forma didática e objetiva, com exemplos reais. É só continuar lendo!

O que é Marketing de Conteúdo?

Para você entender melhor, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing baseada na criação e distribuição de conteúdo relevante, valioso e consistente para atrair, envolver e reter uma audiência específica. 

O grande diferencial aqui é que não estamos tentando apenas empurrar produtos ou serviços. Estamos construindo relacionamentos e confiança com nosso público.

Lembra da época em que o marketing se resumia a interromper as pessoas com anúncios invasivos na TV, rádio e revistas? Hoje, com o marketing de conteúdo, empresas podem optar por atrair público de maneira orgânica, oferecendo algo valioso, em vez de ficarem reféns de anúncios. 

É como trocar um megafone por uma conversa genuína e informativa.

A Importância e Benefícios do Marketing de Conteúdo

Entendendo o conceito, agora vamos desvendar os principais benefícios do marketing de conteúdo:

Aumenta a autoridade da marca

Quando você fornece conteúdo valioso e confiável, sua marca se torna uma fonte respeitada de informações em seu nicho. Isso não apenas atrai um público fiel, mas também faz com que outros sites, marcas e até influenciadores queiram se vincular ao seu conteúdo, aumentando sua credibilidade.

Uma pesquisa recente mostrou que 88% dos profissionais de marketing alcançaram suas metas de reconhecimento de marca e também de credibilidade por meio de estratégias de marketing de conteúdo.

Constrói relacionamentos duradouros

O marketing de conteúdo serve também para estreitar relacionamentos com seu público. Ao entregar conteúdo relevante você também cria conexão com os visitantes do seu site e seguidores nas redes sociais. Esse relacionamento pode se transformar em fidelidade à marca e em defensores entusiasmados.

Exemplos de marketing de conteúdo

Vamos visualizar agora alguns casos reais e ações de marketing de conteúdo considerados bem-sucedidos:

Nike

A Nike lançou recentemente o Nike Training Club, aplicativo que disponibiliza gratuitamente diversos tipos de treinos tanto de força, quanto de mobilidade, entre outros. Mesmo sendo uma marca consolidada no mundo todo, essa estratégia mostra o interesse da Nike de fazer parte do dia a dia do seu público e, com isso, se aproximar ainda mais dele.

Petlove

O e-commerce de produtos para animais de estimação, PetLove, é um dos gigantes de seu nicho. Uma das estratégias da marca é justamente o marketing de conteúdo. Por meio do seu blog com dicas para tutores de pet e também redes sociais, a marca educa o mercado, fideliza clientes e conquista cada vez mais espaço.

Educa o mercado

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é a oportunidade de educar seu mercado. Ou seja, você pode usar essa estratégia para esclarecer dúvidas frequentes, trazer insights e demonstrar sua experiência. 

Isso não apenas ajuda a conscientizar seu público sobre os problemas que seu produto ou serviço resolve, mas também facilita o processo de decisão de compra.

Fique por dentro: SEO para e-commerce: o que é e como alavancar suas vendas com ele?

Mais tráfego para o site

Ao criar conteúdo de alta qualidade otimizado para mecanismos de busca (SEO), você também aumenta a visibilidade do seu site. Isso significa mais tráfego orgânico, ou seja, visitantes que chegam até você de forma natural, sem depender de anúncios pagos. 

E quanto mais conteúdo relevante você cria, mais portas de entrada você abre para seu site.

Gera leads

O marketing de conteúdo é um ímã de oportunidades de negócio. Ao oferecer recursos como e-books, guias, relatórios ou aulas gravadas em troca de informações de contato, você constrói uma lista de leads qualificados. 

Chamamos de leads as pessoas interessadas em seu conteúdo e com potencial de se tornarem clientes.

Reduz os custos (CAC – Custo de Aquisição de Cliente)

O marketing de conteúdo pode reduzir significativamente o CAC, que é quanto uma empresa precisa gastar para conquistar um cliente novo. Quando você atrai leads por meio de conteúdo valioso, o processo de conversão deles em clientes é muito mais eficiente. 

Isso significa que você gasta menos em aquisição de clientes do que com métodos tradicionais de marketing, como publicidade paga.

Canais e formatos para marketing de conteúdo

No mundo do marketing de conteúdo, a diversidade de canais e formatos é impressionante. Cada um desses canais tem seus pontos fortes para alcançar e envolver seu público-alvo. Vamos explorar alguns dos principais canais e formatos utilizados:

Blog

Um dos nossos canais favoritos, os blogs permitem que você crie conteúdo escrito detalhado, compartilhe insights, dê conselhos e atualize regularmente seu público-alvo. Por isso, são ideais para a construção de autoridade e para a otimização de mecanismos de busca (SEO). Eles são perfeitos para abordar tópicos mais complexos e aprofundados.

Saiba mais! SEO para WordPress: domine as técnicas certas para se destacar

Podcast

Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, atrás só da Suécia e Irlanda. É fato que esse formato de conteúdo está em alta e, além disso, acaba sendo uma maneira conveniente para o público consumir conteúdo enquanto está em trânsito ou realizando outras tarefas. 

Por meio dos podcasts você pode compartilhar histórias, entrevistas, debates e informações valiosas. Além disso, são uma excelente opção para tornar seu conteúdo mais acessível.

Inclusive, se você quer aprender mais sobre tráfego orgânico com os maiores especialistas no assunto, acesse o canal da Júlia do SEO no YouTube e acompanhe o Search Talks – um dos melhores podcasts de SEO do Brasil.

Redes Sociais

Plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Instagram permitem que você alcance um público amplo, converse com os seguidores e construa uma comunidade ao redor do seu conteúdo. Tire proveito disso compartilhando os seus artigos, vídeos, imagens, principalmente se esse conteúdo for mais “humanizado”, contendo opiniões, história da marca, bastidores, etc.

Newsletter

As newsletters são uma ótima forma de nutrir relacionamentos com sua audiência, manter o público engajado e se comunicar sem se preocupar com o algoritmo das redes sociais. Use esse tipo de conteúdo para disparar atualizações regulares com os melhores conteúdos, notícias da empresa e informações relevantes.

Vídeo

O vídeo se tornou uma forma popular de conteúdo. Por meio dos vídeos é possível criar tutoriais, vídeos explicativos, vlogs e muito mais. Esse formato é altamente envolvente e eficaz para transmitir informações de forma visual e dinâmica.

Infográficos

Ótimo formato para apresentar dados e informações de forma fácil de entender. Eles são compartilháveis e ideais para simplificar tópicos complexos. Esse tipo de elemento visual pode ser usado em blogs e vídeos, por exemplo, tornando seu conteúdo mais interessante e acessível.

E-mail

Além da newsletter, outra forma de aproveitar o e-mail é compartilhar conteúdo exclusivo, promoções e demais atualizações com sua lista de assinantes.

Materiais ricos

Chamamos de materiais ricos conteúdos que são mais longos, geralmente utilizados para gerar leads, pois os visitantes precisam fornecer informações de contato para acessar esse conteúdo premium. Conteúdos ricos incluem e-books, estudos de caso, aulas gravadas e outros recursos que oferecem maior percepção de valor. 

Lembrando que cada canal e formato tem seu próprio público-alvo e características. Sua escolha dentro da estratégia de marketing de conteúdo depende do nicho, dos objetivos e recursos disponíveis. 

Diferenças entre inbound marketing e marketing de conteúdo 

Apesar de estarem relacionados e, frequentemente, aparecerem juntos, marketing de conteúdo e inbound marketing não são a mesma coisa. Você vai entender agora quais as diferenças entre uma coisa e outra:

Marketing de conteúdo

Como já definimos anteriormente, marketing de conteúdo é a estratégia que se concentra na criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante. O objetivo é educar, informar e entreter o público-alvo, posicionando a marca como uma autoridade em seu nicho.

Inbound marketing

O inbound marketing (ou marketing de atração), por outro lado, é uma estratégia que se concentra em atrair os clientes, em vez de usar as táticas mais “tradicionais” de interrupção. Ou seja, o inbound marketing usa o conteúdo valioso como parte de uma estratégia mais ampla, que inclui SEO, mídias sociais, e-mail marketing e automação de marketing.

Resumindo: marketing de conteúdo é um dos caminhos possíveis em uma estratégia mais eficiente e completa de inbound marketing.

Como planejar o marketing de conteúdo em 7 passos

O primeiro passo para o sucesso do marketing de conteúdo está no planejamento. Listamos aqui os 7 passos essenciais para criar:

1. Defina metas e objetivos

Aumentar o tráfego do site, gerar leads, construir autoridade ou expandir sua presença nas redes sociais – o que você deseja alcançar com sua estratégia de marketing de conteúdo? As metas devem ser claras para traçar uma estratégia que faça sentido.

2. Defina a persona da sua empresa

Entender quem são seus clientes ideais ajuda a criar conteúdo direcionado. Para isso, crie personas que representem as pessoas que você deseja atrair. Isso inclui detalhes demográficos, interesses, desafios e necessidades. 

3. Busque assuntos mais relevantes

A pesquisa de palavras-chave e tendências é essencial para identificar quais os tópicos mais relevantes dentro do seu nicho. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner e de assuntos em alta como o Google Trends, são essenciais nessa etapa. 

4. Gere topic cluster

Os topic clusters são uma maneira eficaz de organizar seu conteúdo e uma de nossas estratégias favoritas. Escolha um tópico principal e, em seguida, crie conteúdo relacionado a ele. Isso ajuda na otimização para mecanismos de busca, na experiência do usuário e na criação de uma estrutura de conteúdo que faça sentido dentro do site.

5. Defina os KPIs

Para medir o sucesso, é preciso definir indicadores-chave de desempenho (os famosos KPIs). Isso pode incluir taxas de conversão, taxa de rejeição, tempo gasto na página e muito mais. Lembrando que os KPIs variam de acordo com seus objetivos, então o passo número 1, que é a definição de metas, influencia diretamente nos KPIs – e por isso não deve ser ignorado.

6. Faça Pesquisa Competitiva

Analisar a concorrência pode fornecer insights valiosos. Veja o que seus concorrentes estão fazendo, quais tópicos estão explorando e como estão se destacando. Isso pode inspirar sua própria estratégia, principalmente para identificar o que pode ser melhorado.

7. Mensure seus Resultados

A mensuração é uma etapa crítica. Use ferramentas de análise, como o Google Analytics, para acompanhar o desempenho do seu conteúdo e ajuste sua estratégia com base nos dados coletados.

SEO é essencial para o marketing de conteúdo

O SEO (Search Engine Optimization) é parte essencial de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Ele desempenha um papel fundamental em ajudar seu conteúdo a ser descoberto e classificado no Google e em outros buscadores. Principais motivos pelos quais o SEO é essencial:

  • Aumenta a visibilidade online.
  • Direciona tráfego orgânico de qualidade.
  • Melhora a experiência do usuário.
  • Constrói autoridade online.

Para mais informações sobre SEO, vem ler O que é SEO? Saiba tudo sobre o universo do tráfego orgânico.

Dicas de Ferramentas de SEO e Marketing de Conteúdo

Sabendo o que é, como fazer e até conhecendo alguns exemplos reais dessa estratégia, aqui estão algumas ferramentas-chave para você que vai investir em marketing de conteúdo para aumentar os seus resultados:

SEMrush: uma das ferramentas mais populares para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e monitoramento de posições.

Niara: ferramenta especializada em otimização de conteúdo para o mercado brasileiro, a Niara oferece várias funções, incluindo análise de palavras-chave, tendências, entre outras.

AlsoAsked: ela fornece insights valiosos sobre as perguntas mais frequentes nos mecanismos de busca, ajudando a criar conteúdo relevante para o público.

Como vimos, não é só escrever meia dúzia de textos e publicar no site ou redes sociais da empresa – marketing de conteúdo é uma estratégia que exige planejamento, execução e análise de resultados. Agora que você já sabe como funciona, coloque este conhecimento em prática para alcançar melhores resultados para o seu negócio!

Precisa de ajuda especializada? Descubra as melhores estratégias de SEO para levar seu negócio ao próximo nível. Aqui na Optimiza Marketing, trabalhamos focadas na aquisição de tráfego orgânico e marketing de conteúdo. Saiba mais!

E, se precisar de ajuda especializada, conte com a gente!

Júlia Neves

Júlia Neves

Também conhecida como Júlia do SEO, é formada em Marketing e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na B2W, maior e-commerce do Brasil, e já atuou como SEO Manager em uma empresa de marketing em Nova York.

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359