Métricas de SEO importantes para você mensurar numa estratégia

por Júlia Neves

Foto-SEO.jpg

Direto ao Ponto

Você sabe realmente o que analisar para medir o sucesso da sua estratégia de SEO? Quando temos em nossas mãos um monte de métricas de SEO e dados, o verdadeiro poder está em analisar a informação certa. 

E é aí que a maioria erra.

Pare agora de perder tempo e energia com o que não é necessário. Descubra aqui as métricas de SEO que você deve ficar de olho para melhorar o desempenho da sua estratégia.

O que é SEO?

A cada segundo, novos sites são lançados, todos competindo por atenção. Ou seja, para sair na frente e conseguir maior destaque diante da concorrência exige algumas táticas – é aí que entra o SEO. 

SEO (Search Engine Optimization) são as estratégias aplicadas em um site com o objetivo de alcançar maior visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google, e atrair tráfego orgânico. 

Quanto mais tráfego orgânico, ou seja, quanto mais acessos um site recebe, maiores são as chances também de transformar esses visitantes em clientes. Por isso a importância de conhecer e aplicar SEO.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo “O que é SEO?” já publicado aqui no blog da Optimiza. Nele, além de entender mais sobre a teoria, você entende como o Google funciona, os termos comuns e muito mais. 

O que são métricas de SEO?

Métricas de SEO são dados que permitem medir o desempenho e também o impacto das estratégias de otimização em seu site. Elas são essenciais para avaliar o que está e o que não está funcionando, o que precisa mudar e direcionar as ações para melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa.

KPIs e métricas são a mesma coisa?

Muita gente confunde os termos KPIs com métricas indicadoras de SEO, mas é importante deixar claro que eles não são a mesma coisa. 

KPIs, ou Key Performance Indicators (Indicadores-chave de desempenho), são um subconjunto das métricas. Enquanto as métricas de SEO são dados quantitativos, os KPIs são métricas específicas que você escolhe como os principais indicadores do sucesso de suas estratégias de SEO.

Por exemplo, sua taxa de conversão (quantos visitantes se transformam em clientes) pode ser um KPI. Portanto, os KPIs são métricas, mas nem todas as métricas são KPIs. Escolher os KPIs certos é fundamental para focar nos aspectos mais importantes do desempenho do seu site em relação aos objetivos de negócios.

Ao entender e monitorar tanto as métricas quanto os KPIs, você pode otimizar suas estratégias de SEO de maneira mais eficaz e alcançar seus objetivos com sucesso.

É importante acompanhar as métricas de SEO?

A resposta curta é: absolutamente, sim. “O que não é medido não é gerenciado” e acompanhar as métricas de SEO é essencial para não desperdiçar energia com o que não gera resultados – e concentrar esforço extra naquilo que gera. 

Para não deixar dúvidas, aqui estão algumas razões pelas quais acreditamos ser fundamental monitorar constantemente o desempenho do seu SEO:

Avaliar o progresso: como já dissemos, ao acompanhar as métricas, você pode ver o progresso ao longo do tempo. Isso permite que você identifique o que está funcionando e o que precisa ser ajustado em sua estratégia de SEO.

Identificar oportunidades: métricas como classificação de palavras-chave e tráfego orgânico podem mostrar oportunidades para aumentar ainda mais o seu alcance e conquistar novos públicos. Essas métricas de SEO são fundamentais para guiar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Melhorar a experiência do usuário: métricas como o tempo na página ajudam a entender como os visitantes interagem com seu site. Isso pode ser usado para aprimorar a experiência do usuário.

Ajustar estratégias: se as métricas indicam uma queda no desempenho, você pode avaliar suas estratégias rapidamente e, em alguns casos, até evitar perdas significativas de tráfego.

Alinhar com objetivos de negócios: acompanhar as métricas permite que você alinhe suas metas de SEO com os objetivos de negócios. Isso ajuda a demonstrar o impacto direto das suas ações na saúde da empresa.

Deu para perceber que acompanhar as métricas de SEO não é só uma tarefa opcional, né? Mas sim o coração de qualquer estratégia eficaz.

Métricas de SEO que você deve acompanhar

Quando se trata de métricas de SEO, a variedade de dados disponíveis pode ser esmagadora. Portanto, é essencial focar nas métricas mais significativas e relevantes para o sucesso do seu site. Aqui estão algumas métricas-chave que você deve acompanhar, divididas em duas categorias principais: SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page

Classificação de palavras-chave: Acompanhar a posição de suas palavras-chave nos resultados de pesquisa é fundamental. Essa métrica é que ajuda a avaliar o impacto das otimizações de conteúdo.

Tráfego orgânico: Meça o número de visitantes que chegam ao seu site através de resultados de pesquisa orgânica. Esse é um indicador direto do desempenho do SEO on-page.

Taxa de cliques (CTR): A CTR indica quantos usuários clicam no seu link quando ele aparece nos resultados de pesquisa. Uma CTR alta sugere que seu conteúdo publicado é relevante e atrativo.

Tempo na Página: Acompanhar o tempo que os visitantes passam nas páginas pode mostrar se o conteúdo está bom e esclarecedor para o público. Em regra, quanto mais tempo, mais envolvente é o seu conteúdo.

SEO off-page

Backlinks de qualidade: O link building faz parte de um dos pilares de uma estratégia de SEO consistente. Por isso, monitore o número e a qualidade dos sites que estão linkando para o seu conteúdo. Backlinks de sites respeitáveis podem aumentar (e muito!) a autoridade de um site, impulsionar a visibilidade no Google e, consequentemente, trazer mais acessos orgânicos. 

Compartilhamentos sociais: Acompanhe quantas vezes seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais. Isso pode indicar seu alcance, relevância e conexão com o público certo.

Menções de marca: Verifique quantas vezes sua marca é mencionada na web. Isso contribui para sua credibilidade e presença online.

Índice de autoridade de domínio (DA): Este índice mede a autoridade do seu domínio. Quanto mais alto, mais influência seu site terá nos resultados de pesquisa.

“Uma forte autoridade de domínio é o bilhete dourado para os primeiros lugares nos resultados dos mecanismos de busca.”

Taxa de crescimento de backlinks: Avalie como o número de backlinks está evoluindo ao longo do tempo. Um crescimento constante é um sinal positivo.

Um guia das principais métricas de SEO

Agora, sim. Quer saber qual a principal métrica de SEO? Aqui está um guia prático com as principais métricas de SEO que vai mudar a forma como você analisa suas estratégias!

Posição da palavra-chave

A classificação de palavras-chave indica onde as palavras-chave estão posicionadas nos resultados de pesquisa. Acompanhar o progresso dessa métrica permite ajustar a estratégia conforme necessário.

Nossa meta deve ser sempre alcançar o maior número de palavras-chave bem posicionadas no lugar mais caro da internet, como chamamos carinhosamente a primeira página de resultados do Google hehe.

Tráfego orgânico do site 

Essa métrica rastreia quantos visitantes chegam ao seu site por meio de resultados de pesquisa orgânica. O crescimento do tráfego orgânico é um sinal claro de que suas estratégias de SEO estão funcionando.

Taxa de cliques 

A CTR mede quantos usuários clicam no seu link quando ele aparece nos resultados de pesquisa. Uma CTR alta é um indicador de que seu conteúdo é atrativo e relevante.

Impressões

Impressões indicam quantas vezes seu site aparece nos resultados de pesquisa. Acompanhar as impressões ajuda a entender a visibilidade do seu site, especialmente em comparação com as taxas de cliques.

Se as impressões estão muito mais altas do que a CTR, essa métrica sugere que existe espaço para melhorar, por exemplo, algumas meta tags da página – principalmente meta title e meta description.

Qualidade dos backlinks

A qualidade dos backlinks é essencial. Monitore o número e a origem dos sites que estão linkando para o seu conteúdo. Enquanto backlinks de alta qualidade aumentam sua autoridade, links de baixa qualidade podem até atrapalhar sua classificação

Conversões 

Nem toda conversão é, necessariamente, uma venda.

As conversões representam a ação que você deseja que os visitantes realizem, que pode ser fazer uma compra, mas também pode ser preencher um formulário, fazer um download, entre outros “próximos passos”. 

Acompanhar as conversões ajuda a avaliar o impacto direto das suas estratégias de SEO em seus objetivos de negócios.

Core Web Vitals

As métricas de Core Web Vitals medem a experiência do usuário no seu site, incluindo velocidade de carregamento, interatividade e se um site é ou não mobile. Um site que possui bons indicadores nesse quesito tende a atrair mais visitantes e agradar tanto o Google quanto outros buscadores.

Indexação das páginas 

Garantir que suas páginas estejam indexadas nos mecanismos de busca é fundamental. Por isso, monitorar a indexação ajuda a evitar o risco de uma página acabar perdida no buraco negro da internet, onde ninguém alcança.

Tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento da página é crítico para a experiência do usuário e para o SEO. Um site rápido tende a atrair mais visitantes e a alcançar melhores posições no Google!

Importante: as métricas relevantes variam de acordo com seus objetivos e nicho. Escolha as que melhor se alinham com suas metas e ajuste sua estratégia de SEO com base na análise constante dessas métricas.

Elementos que influenciam no SEO

Quando se trata de otimizar seu site para os mecanismos de busca, muitos fatores entram em jogo. Além de palavras-chave e backlinks, o design, a categorização e a experiência do usuário têm papéis cruciais, sem exagero. 

Então, vamos explorar agora como esses elementos influenciam no SEO.

Design do site

O design de um site não deve ser apenas uma questão estética. Isso porque ele também tem um impacto direto no SEO. Um site com visual limpo, responsivo e fácil de navegar não só melhora a experiência do usuário, mas também pode afetar sua classificação nos mecanismos de busca. Anote: o Google e outros motores de busca valorizam sites que oferecem uma boa experiência ao usuário, o que inclui um layout atraente e fácil de usar.

Além disso, hoje um design responsivo é obrigatório, pois garante que o site seja acessível em dispositivos móveis, o que é cada vez mais importante. Para você ter uma ideia, mais de 92 milhões de brasileiros, cerca de 62% dos usuários de internet do país, acessam a internet só pelo celular.

Categorização das páginas

Organizar seu conteúdo em categorias lógicas e hierarquias claras é benéfico para o SEO. Isso ajuda os algoritmos dos mecanismos de busca a entender a estrutura do seu site e como o conteúdo está relacionado. Outra coisa é que categorias bem definidas facilitam a navegação para os visitantes, tornando o site mais amigável.

As categorias também permitem que você direcione palavras-chave específicas para segmentos de conteúdo, melhorando a relevância e a visibilidade nos resultados de pesquisa. Todo mundo sai ganhando!

User Experience (UX)

Um site que carrega rapidamente, fornece informações úteis e mantém os visitantes envolvidos têm mais chances de ter uma classificação superior nos resultados de pesquisa. Por isso, a experiência do usuário é um fator crucial no SEO.

Os indicadores do Core Web Vitals servem justamente para medir a qualidade da experiência do usuário e mostrar o que pode ser melhorado.

Como mensurar SEO?

Sabendo quais são as métricas de conteúdo e SEO importantes para mensurar, aqui estão algumas ferramentas valiosas para fazer isso.

Ferramentas para avaliar as métricas de SEO

Google Analytics: Essa ferramenta gratuita oferece informações detalhadas sobre o tráfego do seu site, conversões e comportamento do usuário. Tão boa que nem parece gratuita!

Google Search Console: Ainda nas gratuitas, essa ferramenta ajuda a monitorar como o Google vê o seu site, incluindo erros de rastreamento, indexação e desempenho de pesquisa.

SEMrush: Essa aqui não é 1, mas uma caixa completa ferramentas de SEO que fornece informações sobre palavras-chave, concorrência, backlinks e muito mais. Quase todo profissional de SEO usa o SEMrush.

Ahrefs: Mais uma caixa de ferramentas de SEO que está entre as favoritas dos profissionais da área. Além de ajudar na pesquisa de palavras-chave, análise de backlinks e monitoramento de concorrência, Ahrefs oferece várias outras funções.

Niara: Não podia deixar de incluir essa ferramenta que é especializada em otimização de conteúdo para o mercado brasileiro. A Niara oferece várias funções, incluindo análise de palavras-chave, tendências, entre outras.

Screaming Frog: Essa ferramenta de auditoria verifica seu site em busca de problemas de SEO, como links quebrados, metadados ausentes e muito mais. É essencial!

Analisar as métricas certas está entre as etapas mais importantes de uma estratégia de SEO eficaz. Agora que você já sabe quais são as mais importantes e quais as ferramentas favoritas dos profissionais da área, bora colocar a mão na massa para alcançar grandes resultados com a ajuda do tráfego orgânico. Vamos juntos?

Júlia Neves

Júlia Neves

Também conhecida como Júlia do SEO, é formada em Marketing e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na B2W, maior e-commerce do Brasil, e já atuou como SEO Manager em uma empresa de marketing em Nova York.

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359