O guia definitivo para otimizar seu site para SEO Local

por Júlia Neves

Direto ao Ponto

O que as buscas “farmácia”, “restaurante italiano na barra da tijuca” e “hotéis em são paulo” têm em comum? Resposta: o componente geográfico. Ou seja, uma localização específica. 

A cada dia que passa, o Google investe em melhorias para melhorar ainda mais os resultados entregues aos usuários. Uma dessas melhorias é SEO Local, mecanismos que filtram e classificam os resultados para pesquisas locais. 

Se você tem uma empresa que atua em uma ou mais regiões do país, mas não faz ideia do que é SEO Local, de como funciona o Google Meu Negócio ou de como usar a internet para potencializar as suas vendas sem depender de anúncios, continue lendo!

O que é o SEO Local?

Chamamos de SEO Local o conjunto de ações estratégicas criadas para destacar um negócio para pesquisas locais. Ou seja, para atrair possíveis clientes e oportunidades de negócio de uma determinada região, sem depender de investimento em tráfego pago (anúncios).

Para entender como funciona, é preciso entender, primeiro, que o objetivo principal do Google é sempre entregar os melhores resultados para cada pesquisa feita por um usuário. É por isso que o seu mecanismo possui uma série de critérios de relevância para avaliar e ranquear os melhores resultados – explicamos com mais detalhes o que é SEO em outro conteúdo aqui do blog. 

Dentro desses critérios estão, por exemplo: 

  • Qualidade do conteúdo
  • Palavra-chave e campo semântico 
  • Experiência do usuário nas suas páginas
  • Tempo de carregamento das suas páginas

E, pensando cada vez mais na personalização dos resultados, a localização é um desses critérios.

Se uma pessoa que mora em João Pessoa, na Paraíba, busca por “farmácia” no Google, ela provavelmente não quer saber das farmácias do interior do Rio de Janeiro, né? E, sim, daquelas mais próximas da sua casa. 

Por isso, o Google utiliza de algoritmos de busca local para personalizar os resultados, listando as opções mais próximas de onde a busca é realizada, o mais rápido possível.  

Quase metade de todas as buscas feitas, 46% delas, são por informações locais. Sendo assim, empresas que desejam mirar em pessoas da sua região, áreas próximas ou que oferecem produtos e serviços para localizações específicas, como imobiliárias online, precisam dominar a otimização para SEO Local.

É sobre elas que vamos falar agora!

Otimização On-Page

Vamos começar falando sobre as técnicas de otimização On-Page para SEO Local, que são as estratégias de SEO Local aplicadas diretamente no site da sua empresa. 

Abrange tanto as melhorias relacionadas a tecnologia quanto conteúdo. Ou seja, desde textos, design, palavras-chave, até código HTML, velocidade, entre outros. Mas, falando especificamente sobre SEO Local, temos as seguintes recomendações:

Criar páginas personalizadas por região

Outra forma de conquistar relevância para pesquisas locais é por meio do conteúdo direcionado. O Quinto Andar, empresa que oferece serviços de imobiliária, faz isso muito bem. 

Como a empresa atua no Brasil todo, o site possui páginas das principais regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, no formato de guia, e cria conteúdo direcionado para cada uma delas. 

Otimizar elementos on-page

Por último, mas não menos importante, a palavra-chave dos elementos como títulos, meta descriptions, tags de cabeçalho e a URL deve sempre incluir a região para a qual a página será otimizada. 

Em vez de “consultório odontológico”, por exemplo, usar “consultório odontológico em copacabana” ou “consultório odontológico no rio de janeiro”. 

Otimização Off-Page

Agora vamos para as técnicas de otimização Off-Page para SEO Local, que são estratégias de SEO Local relacionadas à autoridade da marca e sua relevância.

Essas estratégias abrangem tudo aquilo que colabora com a boa reputação da empresa em determinada região. São elas: 

Construção de links locais

Quando sites locais de boa reputação fazem uma referência ao seu negócio, o Google entende que o seu site também é confiável. É como se a autoridade fosse “emprestada” para a sua empresa por meio dessa recomendação.

Por isso, conquistar links pode acelerar os resultados de uma estratégia de SEO Local. 

Lembrando: não é TROCAR links, mas conquistar!

Participação em diretórios locais

Essa aqui só quem tem mais de 20 e poucos anos vai lembrar hehehe

Num passado distante, quando a internet não era algo quase tão comum quanto o acesso à energia elétrica, a gente precisava consultar um livro pra encontrar empresas e serviços em nossa região. Esse livro era chamado de lista telefônica ou páginas amarelas – isso é nostálgico pra você? 

Hoje em dia, alguns sites cumprem papel parecido, mas de forma digital. Chamamos eles de diretórios locais. O TripAdvisor, por exemplo, é considerado um diretório local.

O TripAdvisor reúne perfis de empresas relacionados a turismo local, além de avaliações, fotos, informações sobre horário de funcionamento, contato e muito mais. É provável que, em algum momento, você já tenha acessado o site durante o planejamento de uma viagem ou passeio turístico. 

Criação de conteúdo localmente relevante

Seguindo com o exemplo do Quinto Andar, além de criar páginas personalizadas por região, a empresa também adota a estratégia de conteúdo localmente relevante.

No Guia de São Paulo, por exemplo, vemos conteúdo relevante para SEO Local como “baladas em São Paulo”, “Descubra o que fazer em São Paulo de graça” e “Hospitais em São Paulo”. Já no Guia do Rio de Janeiro temos “8 Trilhas no Rio de Janeiro com vistas incríveis”, “O que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco”, etc.

Dessa forma, a empresa consegue boas posições para pesquisas locais das principais regiões atendidas por eles. 

O Google Meu Negócio

Uma ferramenta gratuita do próprio Google para aumentar a visibilidade do seu negócio para pesquisas locais é o atual Google Perfil da Empresa, mais popular pelo seu nome anterior “Google Meu Negócio“.

Por meio dessa ferramenta, empresas podem criar o seu perfil contendo informações como endereço, horário de funcionamento, contato, site, imagens, entre outras, e alcançar maior visibilidade tanto nas buscas do Google quanto no Maps.

A seguir, vamos dar dicas que vão turbinar o seu perfil e aumentar as chances de transformar o Google Meu Negócio em uma verdadeira máquina de vendas! 

5 Dicas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio

João acaba de chegar em uma cidade, mais de 1000km de distância de onde mora, para uma reunião. Enquanto está explorando as ruas do bairro onde ficará hospedado, percebe que está com fome e não faz ideia de onde fica o restaurante mais próximo. 

Por isso, busca por “restaurante” no Google e rapidamente encontra uma lista de opções, por meio dos perfis das empresas, sem nem precisar acessar o site de cada um individualmente. Ele analisa a distância, cardápio, avaliações e em 5 minutos já sabe onde vai almoçar. 

Todo dia, toda hora, centenas de milhares de pessoas passam por situações parecidas – e recorrem ao Google para resolver. Por isso, aqui estão 5 ações que vão te ajudar a otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio para conquistar destaque em pesquisas locais.

Afinal, se a sua empresa ainda não tem um perfil, a do seu concorrente tem. 

É melhor agir rápido.

1. Verificar e completar todas as informações necessárias sobre sua empresa

O primeiro passo para transformar o seu perfil do Google Meu Negócio é fornecer todas as informações solicitadas e fazer a verificação.   

2. Otimizar as palavras-chave relevantes 

Depois de completar o seu perfil com todas as informações sobre o funcionamento da empresa, contato, endereço, produtos e serviços oferecidos, vamos otimizar as palavras-chave. 

Para isso, vamos fazer uma pesquisa de palavras-chave para entender quais são as mais relevantes para o seu negócio.

Essa busca pode ser feita por ferramentas como: 

Outra ferramenta que gostamos é o Google Trends, do próprio Google. Por ela, podemos visualizar assuntos em alta, além de entender quais as categorias mais buscadas. Assim, uma empresa pode consultar a ferramenta para entender se, em sua região, as pessoas buscam mais por “chinelo” ou “sandália” e usar aquela que é mais utilizada pelos usuários durante uma pesquisa.

As palavras-chave devem ser utilizadas no nome da empresa, categorias (principal e adicionais), lista de serviços, descrições e também nos nomes das fotos. 

3. Publicar fotos atualizadas regularmente 

Entenda o seu perfil do Google Meu Negócio como um perfil de rede social, mas da sua empresa. Inclua fotos relevantes, que transmitam credibilidade e que ajudem os usuários, possíveis clientes, a escolherem a sua empresa (e não a do seu concorrente).

No caso de restaurantes, mostrar fotos do ambiente, da fachada e, é claro, dos pratos pode conquistar o desejo dos clientes. Se você tem uma empresa que faz faxinas, imagens de ambientes limpos e até de antes x depois faz com que as pessoas visualizem o seu trabalho e sintam mais confiança na hora de contratar os seus serviços.

Pense com a cabeça do seu cliente: que tipo de imagem joga a seu favor, na hora de vender os seus produtos e serviços?

4. Solicitar avaliações aos seus clientes satisfeitos

98% das pessoas leem avaliações de empresas locais, segundo pesquisa da Brightlocal. Além disso, um produto pode aumentar suas vendas em até 5% a cada dez avaliações positivas, de acordo com estudo da Edge by Ascential.

Ou seja, as avaliações locais estão entre os principais fatores de classificação para SEO Local. 

Mas como aumentar as suas avaliações?

A primeira resposta é a mais óbvia: oferecer boas experiências de compra, incluindo atendimento e pós-venda. Além disso, peça, ativamente, para que os seus clientes satisfeitos deixem o seu review. Há empresas que oferecem descontos e até brindes como forma de estimular os seus consumidores – verifique essa possibilidade e mãos à obra! 

5. Consultar a posição da sua empresa 

Por último, a Localo é uma ferramenta que monitora o desempenho do seu perfil no Google Meu Negócio (e também o dos seus concorrentes). 

Você pode consultar regularmente a sua posição para as pesquisas locais e, assim, tomar ações que ajudem a aumentar a sua relevância, como manter o seu perfil sempre atualizado.

Como vimos, existem várias estratégias de otimização para SEO Local capazes de aumentar a relevância de uma empresa para determinada região. Agora que você já conhece várias delas, é hora de colocar esse conhecimento em prática para vender mais.

E, se precisar de ajuda especializada, conte com a gente!

Júlia Neves

Júlia Neves

Também conhecida como Júlia do SEO, é formada em Marketing e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na B2W, maior e-commerce do Brasil, e já atuou como SEO Manager em uma empresa de marketing em Nova York.

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359