SEO para E-commerce

Nosso serviço inclui uma análise detalhada do seu site e dos seus concorrentes, identificação das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, otimização do conteúdo do site (incluindo textos e imagens), criação de links de qualidade para o seu site e monitoramento constante dos resultados.

Serviços da nossa consultoria

Com a nossa ajuda, você escolhe quais os serviços que o seu negócio precisa e
tem um acompanhamento constante dos nossos especialistas em SEO.

Auditoria de SEO completa
Te ajudamos a melhorar a performance do seu site nos buscadores, identificando as prioridades e implementando as soluções.
Estratégia de
Conteúdo
Definimos e implementamos uma estratégia de conteúdo para o seu site e blog, garantindo o posicionamento de palavras-chave relevantes no seu nicho de atuação.
Construção de Autoridade
Transformamos seu site em referência com estratégias que aprimoram a autoridade, incluindo construção de backlinks e assessoria de imprensa digital.
Experiência
do Usuário
Nossa equipe de UX é especializada em otimizar a experiência do usuário, seguindo as melhores práticas de SEO do Google.
Planejamento Estratégico
Uma consultoria estratégica de SEO irá definir um caminho de crescimento sustentável para o seu site.
Monitoramento de Resultados
Veja a sua posição no Google crescer! Nossa consultoria de SEO oferece monitoramento  e análises precisas dos resultados.
Optimiza em números

Estratégias personalizadas e implementadas em mais de 40 empresas.

+137M

de acessos gerados e monitorados

+240

empresas atendidas

+24k

de acessos gerados e monitorados

6

países atendidos

Perguntas mais comuns

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. In elit sed risus in. Rhoncus phasellus et in morbi senectus semper velit. Gravida nibh in orci gravida fermentum a. Integer ullamcorper faucibus.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Aprenda mais sobre SEO

Veja os artigos mais populares do nosso blog

Você lembra qual foi a última compra que fez? Exceto se foi uma compra por impulso, grandes chances de todo o processo, da consideração até a decisão, ter acontecido após uma busca no Google.

Como sabemos disso? É simples: dados recentes do próprio buscador mostram que a maioria dos brasileiros pesquisa online antes de comprar (pela internet ou fora dela).

Ou seja, se você tem uma loja virtual por onde comercializa produtos e serviços, mas ainda não usa estratégias de SEO para e-commerce, é provável que esteja deixando de ganhar dinheiro. Talvez MUITO dinheiro.

Então, vem entender o que é e como usar a otimização de sites para vender mais através do Google!

O que é SEO para E-commerce?

SEO é sigla de Search Engine Optimization que significa “otimização para motores de busca”. Em outras palavras, o conjunto de estratégias que usamos para trazer mais acessos orgânicos para o seu site através do Google. 

Tráfego orgânico são os acessos não pagos, ou seja, que não vieram de anúncios.

Dados do próprio Google mostram que 72% dos brasileiros pesquisaram online antes de fazer uma compra (pela internet ou presencialmente). E se mais de 70% dos brasileiros pesquisam antes de comprar, o SEO para e-commerce deveria ser a prioridade de todos os proprietários de lojas virtuais. 

Uma pessoa que vai comprar um celular, por exemplo, pesquisa: “qual a melhor marca de celular”, “análises do iPhone vs Android” e até listas de “celulares baratos” ou “celulares com melhor câmera”. Por isso, conquistar uma posição de destaque entre os primeiros resultados do Google, no momento em que um cliente em potencial faz suas buscas, aumenta as chances de ser a escolha no momento da compra.

O impacto de SEO pras Lojas Virtuais: os primeiros lugares da busca

Até aqui, você entendeu que é importante estar entre os resultados do Google para fazer parte da jornada de compra dos seus clientes em potencial. Mas, sabe por que é fundamental trabalhar em estratégias que te façam alcançar a primeira página?

Porque (quase) ninguém acessa a segunda! Hehehe

Existe até uma piada muito comum entre os profissionais de SEO mais engraçadinhos que diz: “O melhor lugar para esconder um cadáver é a segunda página do Google”, porque ninguém nunca vai procurar lá hehehehe

Brincadeiras à parte, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página de resultados do Google. Afinal, como os critérios são rigorosos, as chances de qualquer pessoa encontrar o que está procurando logo na primeira página é gigante, o que dispensa a necessidade de continuar a busca até a segunda.

E esse não é o único motivo para estar entre os primeiros.

Se você procura por celular no Google e a Samsung aparece, o que isso diz pra você? Que a Samsung é uma marca líder em celular. Mesma coisa se você procura por chinelo e a marca Havaianas está entre os primeiros resultados: isso diz que não existe melhor marca de chinelos do que essa.

Não é só sobre atrair mais acessos, mas também sobre ser percebido como uma autoridade.

Dicas para otimizar seu e-commerce para os mecanismos de busca

Com 3.5 bilhões de buscas diárias, o Google é o shopping que mais recebe visitantes por dia no mundo. Com a otimização de sites e técnicas de SEO, você pode conquistar a localização mais privilegiada para expor a sua loja. 

Estar na primeira posição do Google, o lugar mais caro da internet, é a estratégia de marketing ideal para os proprietários de lojas virtuais que, a médio e longo prazo, não querem depender de investimentos em anúncios para atrair clientes.

Portanto, vamos às dicas práticas de SEO para e-commerce que você pode aplicar a partir de agora em sua loja virtual!

Pesquisa adequada por palavras-chave

Armário ou guarda-roupa? Casacos ou agasalhos? Celular ou smartphone? – será que você sabe quais termos os seus clientes em potencial usam quando estão procurando pelo seu produto ou serviço no Google? 

Por meio das palavras-chave principais e semânticas, o mecanismo de busca entende se uma página é ou não relevante para determinado termo de pesquisa, conforme o contexto. Ou seja, entender quais as palavras-chave para e-commerce relevantes é o primeiro passo para a otimização do site. 

Existem várias ferramentas que ajudam com isso, mas uma opção gratuita – e do Google – que ajuda a descobrir nomes de categorias mais buscados, além de termos sazonais e assuntos em alta é o Google Trends

Descrição do produto relevante e otimizado

Fuja de informações genéricas ou cópias literais das descrições já disponíveis nos sites do fabricante – não desperdice o tempo do seu usuário.

Para isso, crie boas descrições para os produtos e/ou serviços oferecidos em seu e-commerce. Quanto mais específicas e detalhadas, melhor. Aproveite pra quebrar objeções, responder dúvidas frequentes e “vender o seu peixe”.  

Títulos das páginas

Os títulos das páginas devem ser planejados com muito cuidado, pois são curtos (até 60 caracteres, em média) e são o primeiro contato que o usuário tem com a sua página após fazer a busca no Google. 

Então, além de escolher as palavras-chave relevantes de acordo com cada produto, é preciso trazer palavras atrativas, que convençam o usuário a clicar – “agora”, “exclusivo” e “últimas unidades” são alguns termos muito usados para despertar esse senso de urgência.

Meta description

Na página de resultados do Google, temos um pequeno texto chamado de meta description (ou meta descrição) que fica logo abaixo dos títulos de cada página. Sua função é trazer uma descrição rápida do conteúdo para ajudar o usuário a decidir qual a página que melhor aborda o que ele procura. 

Heading Tags

A estrutura do conteúdo de uma página também precisa ser otimizada, não só indicando as palavras-chave relevantes, como também organizando as informações. 

Lembre-se que para o Google a experiência de navegação do usuário está entre as principais métricas na classificação de relevância dos sites!

Estrutura do site e linkagem interna

Falando em estrutura, além da própria estrutura do conteúdo das páginas, a organização lógica das sessões do site e dos links internos é uma métrica considerada pelo Google. Afinal, interfere na usabilidade e, como já dissemos, esse ponto é crucial para entregar a melhor experiência aos usuários.

Dica extra: a escolha da plataforma de e-commerce tem forte influência na estrutura do site. Por isso, vamos aprofundar nesse ponto mais adiante!

URLs amigáveis

Já ouviu falar em URL amigável? Essa é uma das técnicas de SEO que geralmente passa despercebida. Uma URL amigável é descritiva e, de preferência, curta – o usuário bate o olho e sabe em que sessão do site está.

Além disso, inclui a palavra-chave relevante para a página. Veja um exemplo pra entender melhor: 

URL amigável: https://optimizamarketing.com/o-que-e-seo/ 

URL não amigável: https://optimizamarketing.com/?page-id=1234seo/

Separar as palavras usando hífen e categorizar as páginas por sessões são algumas ações que tornam a URL mais amigável. Além de proporcionar melhor experiência ao usuário, esse cuidado pode facilitar na leitura e correta indexação das páginas do site pelos mecanismos de busca.

Todo mundo sai ganhando!

Avaliações de clientes

Cerca de 97% dos consumidores afirmam que são influenciados por avaliações de outras pessoas. E 45% deles buscam ativamente por comentários deixados por outros clientes ANTES de comprar.

Por isso, incentivar e exibir notas de classificação é uma estratégia não só que, comprovadamente, vende mais como também ajuda o Google a entender a confiabilidade do seu site.

Melhorando a experiência do usuário em sua loja virtual através do SEO 

Além das palavras-chave para e-commerce, oferecer uma boa experiência ao usuário é essencial para quem deseja ter um bom posicionamento no lugar mais caro da internet. 

O Core Web Vitals é uma das atualizações do algoritmo do Google que passou a analisar uma série de métricas relacionadas à experiência do usuário no site. Entre elas:   

Velocidade do site 

Um critério que está no top 3 de importância quando falamos em SEO para e-commerce é a velocidade do site. O ideal é que, ao clicar num site, o usuário não espere muito para uma página carregar. 

Isso porque a maioria acaba desistindo quando o tempo de carregamento é maior do que 3 segundos.

Design responsivo

A maioria dos brasileiros usa a internet exclusivamente pelo celular, segundo levantamento. Por isso, um dos critérios de relevância do Google favorece sites de comércio eletrônico que se adaptam e oferecem uma boa experiência também em dispositivos móveis (celulares, tablets). 

Facilidade na navegação 

Imagine que você entra em um supermercado e tudo está misturado: peças de carne fora da geladeira, ao lado dos produtos de limpeza. Os queijos estão ao lado dos pacotes de feijão, os pães junto à sessão de bebidas. 

Qualquer um ficaria maluco nos primeiros 2 minutos tentando encontrar os produtos e, provavelmente, sairia dali quanto antes.

Com o seu site funciona da mesma forma. Não basta ter a loja virtual mais linda do mundo se ao acessar o usuário não é capaz de navegar entre as páginas de forma intuitiva. Para isso, é importante apostar em menus otimizados, além de botões e banners que guiem o acesso por entre as seções, categorias de produto, carrinho de compras e página de pagamento.

Existem ferramentas que permitem a análise do comportamento do usuário no site para, assim, encontrar oportunidades de melhoria. Google Analytics, do próprio Google, é uma delas – e é gratuita!

Como escolher a minha plataforma de e-commerce? 

“Com tantas opções disponíveis, das mais caras às mais baratas, como é que escolho a plataforma de e-commerce perfeita?”, essa é uma das dúvidas que mais ouvimos por aí quando falamos sobre loja virtual.

Portanto, muita calma nessa hora!

Aqui estão alguns pontos que você precisa colocar na balança:

Avalie segurança, recursos e integrações

O primeiro ponto é avaliar os protocolos de segurança das informações de clientes, e se atendem às exigências da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados. 

Considere também as necessidades do seu negócio, incluindo os produtos e serviços que a sua loja virtual oferece, e avalie se os recursos e integrações facilitam o seu fluxo de trabalho. 

Como os produtos são exibidos? Existe campo para avaliação dos clientes? É possível integrar com o site dos correios? E com outros marketplaces? Considere tudo isso antes de contratar. 

SEO Otimizado

Algumas plataformas são extremamente restritas e não permitem quase nenhum tipo de personalização ou otimização on-page, o que pode ser prejudicial para o SEO. Nesse caso, fuja!

Compare e escolha!

Sabendo o que é importante pra você de acordo com o seu fluxo de trabalho, e também qual o nível de otimização de sites que a plataforma permite, fica mais fácil escolher a melhor opção. 

Como medir as ações SEO no e-commerce?

Existe uma frase que diz “o que não é medido não é gerenciado” e ela é válida quando falamos em SEO para e-commerce. Nesse caso, não basta aplicar melhorias se você não medir o impacto delas, em termos de resultados, para saber se está no caminho certo. 

Por isso, aqui estão duas ferramentas pelas quais você consegue fazer uma análise completa do seu site. E o melhor: ambas são gratuitas!

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego desenvolvida pelo próprio Google. Sua principal função é coletar dados de quem acessa seu site, incluindo o perfil desses usuários, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos (se computador ou mobile), entre outras informações.

Com esses dados, é possível entender melhor o comportamento das pessoas durante a navegação para, assim, aplicar melhorias com maior potencial de aumentar vendas. 

Google Search Console

Enquanto o Google Analytics monitora os usuários, o Google Search Console coleta dados do seu próprio site. Por meio dessa ferramenta, é possível analisar se o seu site está indexado, em quais pesquisas ele aparece para os usuários, entre outras métricas.

O Search Console é uma forma de enxergar o seu site com os óculos do Google.

Sabendo da importância de ter uma loja virtual com posição privilegiada no lugar mais caro da internet, vamos juntos aplicar as técnicas de SEO para e-commerce para alavancar as suas vendas?

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359