SEO para WordPress: domine as técnicas certas para se destacar

por Júlia Neves

wordpress

Direto ao Ponto

Em um passado não tão distante, criar um site era algo complexo. Uma missão quase impossível para quem não tinha o mínimo de habilidade em programação. 

Hoje, o cenário é completamente diferente.

Com o avanço da tecnologia e a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, ter um site deixou de ser luxo e passou a ser tão essencial quanto abrir um CNPJ. Nesse contexto, surgiram plataformas e soluções que tornaram a tarefa mais simples. O WordPress é uma delas.  

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta de CMS mais utilizada do mundo, além de como melhorar o SEO para WordPress e alcançar mais acessos em seu site!

O que é o WordPress?

Para entender o que é o WordPress, vamos explicar o que é CMS.

Um CMS (content management system), como o WordPress, é tipo o “cérebro” por trás do seu site. Por meio desse software é possível organizar e controlar todo o conteúdo do seu site, incluindo textos, imagens até vídeos e muito mais. 

Se você nunca mexeu com WordPress, uma forma de “visualizar” melhor como ele se parece é pensando na tela em branco de um editor de texto. Tipo um Word ou um Bloco de Notas. Nele, você pode adicionar, editar ou excluir conteúdo com facilidade, seja aprendendo por conta própria ou seguindo os milhares de tutoriais disponíveis na internet, sem precisar entender de programação. 

Foto da tela do WordPress editor de texto.

Inicialmente, o WordPress era muito utilizado para blogs, mas com o avanço de suas funções e plugins ele se tornou uma ferramenta poderosa que permite todo tipo de personalização. 

Hoje, ele é o cérebro por trás de 43.2% de todos os sites publicados na internet e pode ser usado tanto para sites pessoais, blogs, lojas online, sites corporativos, entre outros.

Por que o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo?

Até aqui você já deve ter entendido muito bem o quanto o WordPress é fácil de usar, certo? Mas esse não é o único ponto forte da ferramenta. Aqui estão alguns  porquês que fazem da plataforma de sites a maior do mundo:

Simplicidade e usabilidade 

Você não precisa ser nenhum guru da tecnologia para lançar um site no WordPress. É surpreendentemente fácil de usar, mesmo para iniciantes. Imagine que criar um site no WordPress é tão simples quanto escrever um documento no Word, sem exagero.

Flexibilidade e personalização 

O WordPress é bastante flexível. São milhares de temas disponíveis, com várias opções gratuitas, para personalizar o visual do seu site do jeitinho que você precisa – mudando as cores, mexendo na posição dos elementos, destacando o que é mais importante, etc.

Além do visual, existem mais de 58 mil plugins que expandem as funcionalidades do seu site. Sendo assim, se você quiser um design personalizado ou um recurso específico, pode contratar ou criar por conta própria, pois o WordPress permite isso. 

“O WordPress é como um conjunto de LEGO para construir sites.” – Smashing Magazine.

Comunidade forte

Outro motivo que faz do WordPress o CMS favorito é a sua comunidade. Por ser uma ferramenta de código aberto, é possível encontrar facilmente ajuda em fóruns de suporte e manuais fáceis de seguir – não importa o quão simples ou complexo seja o problema.

Algumas empresas que utilizam WordPress (e que você provavelmente conhece) são:

  • Rock In Rio
  • Walt Disney Company 
  • BBC America 
  • Microsoft
  • Toyota 

Excelência em SEO 

Por último, mas não menos importante, o WordPress é um grande aliado para o sucesso da estratégia de SEO (Otimização para Motores de Busca). 

Graças às suas facilidades de personalização e flexibilização, ele facilita também a otimização dos sites para mecanismos de busca – o que é fundamental para garantir que sua empresa seja encontrada facilmente na internet.

Não é à toa que nós, profissionais de SEO, adoramos “espalhar a palavra” do WordPress hehehe

O impacto da hospedagem para a performance do site WordPress

Apesar de favorecer a estratégia de SEO, o WordPress sozinho não faz milagre!

É preciso ter olhos atentos para algumas configurações e boas práticas que interferem no SEO para WordPress. Começando pela hospedagem.

Uma hospedagem de baixa qualidade ou não otimizada para WordPress pode tornar o site lento, afetando negativamente o SEO, bem como a experiência do usuário. 

É crucial escolher uma hospedagem confiável e otimizar o site para manter um bom desempenho e melhorar as chances de classificação mais alta nos resultados de busca do Google. Aqui estão algumas sugestões de hospedagens bastante conhecidas:

Vale a pena dar uma pesquisada para entender qual delas se encaixa melhor naquilo que você precisa.

Melhores temas de WordPress para SEO (gratuitos)

Além do visual e das funcionalidades, na hora de escolher o tema para o seu site é fundamental considerar o impacto do tema no SEO. 

Sim, a escolha do tema pode fazer diferença no desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. Por isso, não deve ser aleatória!

Um dos fatores-chave a se considerar, além do design, é a velocidade de carregamento, que desempenha um papel crucial na classificação do seu site nos motores de busca – e é o que define qual o melhor template de WordPress para SEO.

Aqui estão alguns temas gratuitos para WordPress que não apenas oferecem ótimo design, mas também são otimizados para SEO e carregam rapidamente:

Hello Elementor

A velocidade de carregamento e design minimalista são duas das principais características desse tema. 

Astra

O tema Astra é conhecido pela sua velocidade e otimização para SEO. Ele oferece uma base sólida para a criação de sites rápidos e amigáveis para mecanismos de busca.

OceanWP

Indicado principalmente para lojas virtuais, o OceanWP é rápido, responsivo e possui um visual bonito e profissional.

Plugins de SEO para WordPress: Como funcionam e quais os benefícios? 

Os plugins de SEO para WordPress são verdadeiros aliados que se integram ao seu site e atuam como assistentes virtuais, simplificando a otimização tanto do conteúdo quanto da estrutura. Eles fazem o trabalho pesado de análise e fornecem sugestões para melhorar sua presença nos mecanismos de busca.

Benefícios do uso de plugins para WordPress:

  • Facilitar a rotina de trabalho, economizando tempo;
  • Evitar que certos pontos de melhoria passem despercebidos; 
  • Padronizar o processo de execução das técnicas de SEO para WordPress;
  • Colaborar com a melhor classificação nos resultados de busca.

Agora, vamos apresentar alguns dos plugins que nós usamos por aqui, no nosso dia a dia, para otimizar o SEO. E quando se trata de encontrar o melhor plugin SEO para WordPress, você tem algumas opções de destaque:

Yoast

O Yoast é um plugin que ajuda a otimizar o conteúdo do seu site para melhorar sua classificação nos motores de busca, como o Google. Se você está se perguntando como usar o Yoast para SEO no WordPress, não se preocupe: sua configuração é simples e não demanda muitos passos.

RankMath

Assim como o Yoast, o RankMath é projetado para ajudar a otimizar o conteúdo do seu site. Muitos consideram o RankMath o melhor plugin SEO para WordPress, mas em análises mais aprofundadas que já fiz, reconheço a versão gratuita do RankMath como melhor, mas em termos de plugin pago, fico com a versão Premium do Yoast.

All in one SEO

Como o próprio nome sugere, o All In One SEO oferece um verdadeiro pacotão de recursos para otimização. Vai desde configuração de meta tags, geração de mapas do site (sitemaps) até otimização de conteúdo e muito mais.

Por que você deve categorizar o seu site no WordPress?

Se você está gerenciando um site WordPress, provavelmente já ouviu falar sobre a importância de categorizar seu conteúdo. Não sabe como trabalhar categorias no WordPress para SEO? Na prática, significa separar os conteúdos do site por assunto e até por “subcategorias”. 

Imagine que você tem uma loja virtual que vende produtos para casa. Em vez de misturar todos os produtos numa categoria geral, é preciso organizar as páginas pelas categorias “limpeza e lavanderia”, “cozinha”, “banheiro”, “casa e decoração”, etc.  

Mas sabe por que essa é uma ação importante? Aqui estão dois dos principais motivos:

Para facilitar a indexação pelos robôs

Os robôs do Google, como gostamos de chamar, são tipo pequenos bibliotecários digitais que adoram organização. Por isso, categorias bem definidas tornam mais fácil para esses robôs encontrar e catalogar seu conteúdo, como colocar os livros nas prateleiras certas.

Para uma boa experiência do usuário

A categorização não serve só para os robôs do Google como também para as pessoas. 

Pensando numa loja física, quando os produtos estão organizados todos bonitinhos em suas prateleiras, os visitantes encontram com facilidade o que precisam. E, adivinha? Isso faz com que eles voltem e se tornem clientes fiéis. No ambiente digital, funciona do mesmo jeito.

Portanto, categorize seu conteúdo e faça todo mundo feliz!

Outros plugins que você precisa ter no seu site 

Além dos plugins de SEO, há algumas outras ferramentas que podem dar um “up” no desempenho e na funcionalidade do seu site WordPress. Vamos dar uma olhada em três tipos de plugins que são realmente essenciais:

Plugin de cache

Pense em um plugin de cache, tipo o WP Rocket ou o W3 Total Cache, como um assistente que acelera o tempo de carregamento do seu site. Esse tipo de plugin guarda versões “fotografias” das páginas do seu site, o que faz elas carregarem mais rápido e garante uma experiência mais agradável para quem acessa. 

Isso é super importante, já que a velocidade do site faz muita diferença no SEO e ajuda a manter os visitantes na sua página.

Plugin de otimização de imagens

Imagens pesadas podem deixar seu site lento. O que resolve esse problema é o uso de plugins de otimização de imagens, como o WP Smush ou TinyPNG. Essas ferramentas comprimem as imagens automaticamente sem comprometer a qualidade, economizando espaço de armazenamento e melhorando a velocidade de carregamento.

Plugin de última atualização do blog

Manter seu blog atualizado é importante para atrair visitantes regulares. Um plugin como o WP Last Modified Info inclui a data de última modificação dos conteúdos e ajuda os visitantes a saberem se o que estão consumindo em seu site está ou não atualizado.

5 Dicas de SEO para WordPress

Agora vamos para a mão na massa? Listamos 5 técnicas de SEO para WordPress que você pode aplicar a partir de agora em seu site e que com certeza vão impactar positivamente nos seus resultados:

1. Defina uma URL padrão para o seu domínio

Anote aí: o seu site precisa ter uma URL simples e fácil de lembrar. Evite URLs longas e confusas. Uma URL clara ajuda os visitantes a entenderem o conteúdo da página antes mesmo de acessá-la.

2. Edite as configurações de links permanentes do seu site

No WordPress, ajuste as configurações de “Links Permanentes” para que suas URLs sejam amigáveis aos motores de busca. Escolha a opção “Nome do Post” para URLs que incluem palavras-chave relevantes ao conteúdo e salve as alterações.

3. Permita que os buscadores consigam ver seu site

Vá para as configurações de leitura do WordPress e verifique se a opção “Discourage search engines from indexing this site” não está marcada. Isso garante que os motores de busca possam acessar e indexar seu site.

4. Configure, no seu plugin de SEO, sitemap e robots.txt

Use um plugin de SEO como o Yoast SEO para criar um sitemap XML e configurar o arquivo robots.txt. 

O sitemap, como o próprio nome sugere, é um arquivo que mapeia o seu site. Tanto o Google quanto outros motores de busca leem esses arquivos para rastrear seu site e entenderem quais páginas devem ou não ser indexadas.

5. Organize suas páginas e posts seguindo estrutura de heading tags

Ao criar conteúdo, use cabeçalhos (heading tags) para estruturar suas páginas e posts de acordo seguindo as melhores práticas de SEO. O cabeçalho principal (H1) precisa trazer a palavra-chave principal da página. Utilize H2, H3 e assim por diante para organizar o conteúdo em seções lógicas e destacar informações importantes.

Viu? Agora você também sabe como deve estar as tags etiquetas WordPress para SEO! Lembrando que estas práticas são essenciais para melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Agora que você sabe o que é o WordPress, como ele funciona e as melhores práticas de SEO para WordPress, vamos trabalhar juntos para conquistar um espaço no lugar mais caro da internet? Entre em contato para descobrir o que a Optimiza pode fazer para atrair tráfego orgânico para o seu site!

Júlia Neves

Júlia Neves

Também conhecida como Júlia do SEO, é formada em Marketing e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na B2W, maior e-commerce do Brasil, e já atuou como SEO Manager em uma empresa de marketing em Nova York.

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359