Se você tem uma empresa e ainda não usa o poder e alcance da internet para gerar negócios, está deixando de ganhar dinheiro.
Veja, quando falamos de usar a internet, não estamos falando de ter um site abandonado ou um perfil nas redes sociais que mal é atualizado. Mas sim de investir ativamente em estratégias para atrair público realmente interessado naquilo que você vende.
E qual a melhor forma de atrair novos clientes e otimizar os investimentos de marketing: tráfego orgânico ou tráfego pago? SEO e anúncios? Vem com a gente descobrir a resposta!
SEO: O que é e como funciona?
Antes de responder o que é melhor, entre SEO e anúncios, vamos entender exatamente as duas estratégias e como elas funcionam. Beleza?
Começando pelo SEO, que é a melhor delas… Hehehe brincadeira!
Vou simplificar para você: SEO (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de ações que tomamos para fazer o seu site aparecer com maior destaque no Google (e outros buscadores). O objetivo é trazer mais pessoas para o seu site, sem precisar pagar por anúncios.
Resumindo, a meta de uma estratégia de SEO é fazer o site ficar mais visível para, dessa forma, atrair mais visitantes de forma natural. Ou seja, organicamente.
Cerca de 80% dos cliques da primeira página vão para os resultados orgânicos, não para os anúncios. Quando afirmamos que o lugar mais caro da internet é a primeira posição do Google, não é só força de expressão.
As pessoas estão acostumadas a encontrar o que precisam logo nos primeiros resultados porque os critérios utilizados pelo Google pra classificar o que é ou não relevante são, em geral, muito confiáveis. Mas elas sabem quem está lá porque mereceu, seja pelo conteúdo ou pela credibilidade, e quem está lá porque pagou.
Aliás, aqui no blog tem um conteúdo só sobre o que é SEO que explica mais detalhes sobre esses critérios e também sobre o funcionamento e algoritmos do Google. É leitura obrigatória pra quem quer desvendar o universo do tráfego orgânico.
Anúncios pagos: Como funcionam e quais os benefícios?
Sabendo como funciona o SEO, nossa estratégia focada em tráfego orgânico, vamos explicar agora como funcionam os anúncios pagos.
Para isso, vamos só recapitular como funcionam os anúncios fora do ambiente digital. Longe da internet. É o que chamamos de publicidade tradicional.
Como funciona a publicidade tradicional
Imagine que você tem uma loja de brinquedos e quer que mais pessoas saibam sobre a existência dela. Na propaganda tradicional, você escolheria a mídia (jornal, revista, rádio ou TV) e pagaria para colocar um anúncio da sua loja lá. Não existe um controle exatamente de quantas pessoas realmente interessadas viram o seu anúncio.
É pagar e torcer pra dar certo.
Como funciona a propaganda no mercado digital
Já aqui na internet, os anúncios funcionam um pouco diferente – e oferecem alguns benefícios. As mídias são as plataformas como Google Ads e Instagram/Facebook Ads, e você é quem decide quanto quer pagar para veicular (e só paga quando alguém realmente clica para ver o seu anúncio).
Quando alguém digita “melhores brinquedos para crianças” no Google, o seu anúncio pode aparecer lá em cima, na primeira posição da lista de resultados. A cada clique, você paga um pouquinho.
Outra possibilidade que os anúncios pagos oferecem no ambiente digital é a segmentação. É possível selecionar para qual público você deseja que a sua propaganda apareça. Cada plataforma oferece os seus filtros, que vão desde informações demográficas (idade, gênero, estado civil, localização, etc) até profissão, classe social e comportamento.
Dá pra escolher anunciar, por exemplo, pra pessoas que viajam com frequência. Ou pessoas que tem afinidade por bens de luxo. Sim, conhecem a gente nesse nível de profundidade.
Comparativo entre SEO x Anúncios pagos
Sabendo o que é e como funcionam SEO e anúncios, vamos explicar da seguinte forma:
Pense no SEO como plantar sementes. Com o tempo, essas sementes viram árvores altas e chamativas, e se tornam um ponto de referência que as pessoas encontram naturalmente, sem que você precise se esforçar muito pra chamar a atenção.
Agora, por outro lado, anúncios pagos são como fogos de artifício. Eles chamam atenção imediata, mas assim que param, o efeito desaparece e você precisa acender cada vez mais para manter a visibilidade.
Deu pra visualizar melhor?
3 Principais vantagens do SEO
Como o foco dessa estratégia é atrair tráfego orgânico, as principais vantagens são:
1. Menor custo: com o tempo, em uma estratégia eficaz, a tendência é que a empresa alcance cada vez mais pessoas com menos esforços e investimentos
2. Aumento de autoridade da marca: um dos pilares da estratégia de SEO é a produção de conteúdo de qualidade, o que aumenta a percepção de autoridade das marcas
3. Retorno contínuo no médio/longo prazo: com o aumento de tráfego qualificado e autoridade, o retorno no médio/longo prazo é sólido e não depende de constante investimento em anúncios
Agora, vamos entender melhor como funcionam os anúncios.
3 Principais vantagens dos anúncios
Os anúncios têm como principal objetivo alcançar pessoas rapidamente, então aqui estão as principais vantagens desse recurso:
1. Retorno rápido: enquanto o SEO precisa de tempo para trazer resultados expressivos, os anúncios são táticas mirando o retorno rápido (mas isso acaba custando mais caro devido a altíssima concorrência)
2. Segmentação: como vimos, é possível escolher o público para o qual você deseja anunciar com maior ou menor abrangência, o que aumenta a assertividade da veiculação
3. Monitoramento: as plataformas como o Google Ads e Instagram/Facebook Ads permitem o monitoramento em tempo real do desempenho dos anúncios e, assim, os profissionais responsáveis pela estratégia podem otimizar as táticas no meio do caminho
Relação custo-benefício
É impossível fazer comparativo SEO vs. Anúncios dizendo qual é melhor ou qual vale mais a pena, pois são estratégias diferentes, com objetivos diferentes. É como comparar uma viagem de avião e uma viagem de carro – as duas funcionam, a melhor opção depende do trajeto, orçamento, urgência, entre vários outros fatores.
No entanto, você precisa saber que está cada vez mais caro anunciar. 91% dos setores registraram aumento do Custo por Lead (CPL) no Google, segundo estudo. Isso significa que, quanto maior a concorrência, ou seja, quanto mais empresas anunciando, mais caro será disputar por espaço e atenção das pessoas.
E isso, definitivamente, não é problema para marcas como a Amazon que só em 2022 investiu US$ 20,6 bilhões em publicidade. Ou para Walt Disney que investiu US$ 5,5 bilhões.
Mas com certeza pode atrapalhar milhares de empresas, principalmente pequenas e médias, com verba de investimento limitado.
Resultados a curto prazo x resultados a longo prazo
Dadas as características e diferenças entre SEO e anúncios pagos, é correto afirmar que: enquanto os anúncios pagos miram resultados a curto prazo, o SEO busca solidez e resultados a médio/longo prazo.
Tráfego pago é um acelerador.
Tráfego orgânico é a fundação.
Independentemente do quanto uma empresa tem para investir em anúncios, o SEO deveria ser um pilar de trabalho constante.
Qual é a melhor estratégia para o seu negócio?
Depende (a resposta mais comum quando falamos em SEO hehehe).
Seguindo a nossa analogia, uma semente não vira árvore da noite para o dia, mas uma vez que o pomar está formado os seus frutos doces são colhidos por muito tempo – assim funciona também com o SEO.
Mas nem toda empresa ou estratégia tem condições de esperar o tempo necessário até as sementes crescerem. Nesse caso, os fogos de artifício – anúncios –, algo de curto prazo, podem ser um ótimo recurso para atrair a atenção do público.
Por isso, é essencial que profissionais de marketing e empreendedores avaliem as prioridades a fim de identificar qual o melhor caminho, de acordo com:
- Verba – enquanto no SEO a estimativa é investir cada vez menos para alcançar bons resultados, quanto mais empresas anunciando, mais caro fica disputar espaço para alcançar o público desejado.
- Nicho de negócio – alguns nichos se beneficiam mais com os anúncios, outros se beneficiam mais com SEO, é preciso sabedoria e olhar estratégico para analisar a empresa, a concorrência e o mercado e entender onde ela se encaixa.
- Objetivos atuais – atrair atenção das pessoas em um curto espaço de tempo ou construir autoridade para não depender de anúncios para vender – os objetivos de um negócio mudam ao longo do tempo, assim como mudam também as estratégias para alcançá-los.
- Visão de futuro – é preciso gerenciar o presente, enquanto se planeja o futuro. Portanto, visualizar onde a empresa quer chegar influencia no caminho que se deve trilhar hoje.
Aqui vai uma dica: se você perguntar pra um “especialista” e ele trouxer a resposta pronta, sem antes avaliar profundamente a sua empresa, nicho de mercado, concorrência, objetivos e orçamento… Fuja!
Integração de estratégias de SEO e anúncios pagos
“O SEO é a bússola que guia o público até sua porta, enquanto a publicidade é a placa de neon que os atrai para dentro.” – Moz
Como vimos, SEO e anúncios são estratégias diferentes e não devem ser colocadas uma contra a outra, mas sim lado a lado.
Afinal, a maioria das empresas pode alcançar ótimos resultados com uso de estratégias de SEO e anúncios combinados. Com a ajuda de profissionais especializados em cada uma dessas estratégias e adotando as melhores práticas de SEO e anúncios, é possível extrair o melhor do tráfego pago e orgânico.
É como manter os fogos de artifício atraindo a atenção do público certo para a sua marca e produtos/serviços, enquanto cultiva um pomar robusto que fará isso por você a médio/longo prazo.
Vamos juntos melhorar o posicionamento da sua empresa, aumentar autoridade, tráfego orgânico e resultados para não virar refém de anúncios? Entre em contato e conheça as nossas soluções de SEO para o seu negócio!