SEO On-Page e SEO Off-Page: Qual é a diferença entre eles?

por Júlia Neves

ilustração representando o tópico seo on page e seo off page

Direto ao Ponto

O lugar mais caro da internet é a primeira posição do Google e, para conquistá-lo, tem que fazer por merecer. Ou seja, se é acirrado para quem roda uma estratégia robusta de SEO (Search Engine Optimization), quem ainda não começou, está atrasado! E estratégias robustas de SEO são aquelas que cobrem SEO On-Page e SEO Off-Page.

O problema é que muita gente confunde as duas coisas ou foca em uma só. Alguns acabam até subestimando a importância de fazer OS DOIS – ledo engano.

Continue aqui para, finalmente, entender as diferenças entre SEO On-Page e Off-Page, aprender a aplicar, com foco, os dois pilares em sua estratégia e turbinar os seus resultados a partir de agora!

Diferenças entre SEO on-page e SEO off-page

Para entender as diferenças entre SEO On-Page e SEO Off-Page é preciso, primeiro, voltar um passo atrás e enxergar o todo. A estratégia de SEO completa, que funciona de verdade, é sustentada por 3 pilares:

  1. Conteúdo: textos, design, tudo o que envolve a parte de conteúdo e arquitetura do site.
  2. Técnico: código (HTML), a plataforma onde o site está hospedado (se é WordPress, Magento, VTEX, etc), se é ou não responsivo – tudo o que não vemos, mas está presente.
  3. Autoridade: no pilar de autoridade estão fatores de posicionamento ligados à reputação de um site, incluindo a reputação também de quem recomenda o seu site – o famoso Link Building.

Explicamos todos esses pilares e a definição completa de o que é SEO em um guia já publicado aqui no blog.

Com esses 3 pilares em mente, SEO On-Page e SEO Off-Page se diferenciam da seguinte forma:

  • SEO On-Page são as técnicas de SEO para melhorar o conteúdo e também a parte de tecnologia do site. Abrange os pilares técnico e de conteúdo. Vamos aprofundar nesse ponto mais adiante, no próximo tópico.
  • SEO Off Page aqui estamos falando do pilar de autoridade, que inclui as estratégias de Link Building e presença digital da marca.

O que é SEO on-page?

Chamamos de SEO On-Page todas as ações tomadas dentro de um site para melhorar sua visibilidade no Google e em outros buscadores.

É muito comum ver pessoas associarem SEO On-Page unicamente à otimização de palavras-chave. O que NÃO é verdade.

Entre as ações de SEO On-Page estão: otimização de palavras-chave, URLs amigáveis, títulos, entre outras listadas a seguir. Antes, entenda melhor alguns dos benefícios que o SEO On-Page pode agregar para a sua estratégia!

Benefícios e vantagens do SEO on-page

O SEO On-Page oferece resultados tangíveis, elevando sua visibilidade e impacto online. Com uma estratégia eficiente, o seu site pode alcançar:

  • Melhora a qualidade do conteúdo: Implementando SEO On-Page você não só deixa sua página mais amigável para os motores de busca, mas também aprimora o conteúdo para quem realmente importa: seus visitantes.
  • Redução do tempo de carregamento da página: Outro benefício é a redução do tempo de carregamento, fator de classificação que o Google leva muito a sério – talvez porque os usuários tendem a abandonar sites que demoram muito para carregar.
  • Melhoria na experiência do usuário: Páginas otimizadas proporcionam uma navegação suave, aprimorando a experiência do usuário. E se você estuda SEO há mais tempo, sabe que o Google valoriza (e muito!) a experiência do usuário e leva em conta inúmeros indicadores para medir esse quesito.

Se quiser saber mais sobre a relação entre SEO e UX, leia sobre Core Web Vitals.

  • Mais conversões: Ao alinhar conteúdo com intenções de pesquisa, você também estimula o usuário a tomar as ações desejadas, impulsionando as taxas de conversão.

Em resumo, o SEO On-Page não apenas melhora a visibilidade, mas também cria uma base sólida para o crescimento sustentável online.

Como fazer SEO on-page corretamente?

Agora sim, hora de botar a mão na massa. Entendendo o que é SEO On-Page e os benefícios, aqui estão as ações necessárias para esse tipo de otimização:

Pesquisa de palavras-chave relevantes

As ações On-Page incluem os pilares técnico e conteúdo. Dentro do pilar conteúdo, temos o uso de palavras-chave estratégicas ao longo das páginas do site.

Para isso, é necessário fazer uma pesquisa eficiente, considerando tanto palavras-chave short tail, ou cauda curta – mais amplas e genéricas, com maior volume de buscas –, quanto as long tail, ou cauda longa – mais longas e específicas, com menor volume de buscas –, para abranger uma variedade de consultas de pesquisa.

Qualidade do conteúdo

Não basta selecionar as palavras-chave e criar qualquer coisa só para manter o blog atualizado. A originalidade e a relevância são fundamentais para criar conteúdos de alto nível, capazes de gerar resultados reais.

Portanto, esse ponto não deve ser ignorado!

Ter URLs amigáveis

Já ouviu falar em URL amigável? Uma ação que pode passar despercebida, mas que é sim importante quando o assunto é SEO On-Page. Sabe quando você entra em uma grande loja e consegue se localizar, pois todos os corredores possuem placas sinalizadoras?

“Corredor 11 – massas e molho de tomate”, “Corredor 12 – refeições e sobremesas congeladas”, “Corredor 13 – alimentos para cachorro”, etc. As URLs têm a mesma função dentro de um site: fazer o visitante se localizar com mais facilidade.

imagem do corredor de um supermercado com placas de indicação, para fazer alusão a importância das URLs para localizar o usuário em um site

Por isso, as URLs amigáveis são descritivas e, de preferência, curtas. O usuário bate o olho e sabe em que sessão do site está. Além disso, inclui a palavra-chave relevante para a página.

URL amigável: https://optimizamarketing.com/blog/o-que-e-seo/

URL não amigável: https://optimizamarketing.com/?page-id=1234seo/

Separar as palavras usando hífen e categorizar as páginas por sessões são algumas ações que tornam a URL mais amigável.

Criação de títulos e meta descrições atraentes

Títulos e meta descrições são a porta de entrada para seu conteúdo. De preferência devem ser curtos, impactantes e claros.

Uma dica: deixe o usuário curioso e ofereça um gostinho do que ele vai encontrar ao longo da página, estimulando cliques e interação.

Uso adequado de tags HTML (títulos, subtítulos, negrito)

Ainda falando das ações de SEO On-Page, use adequadamente as as tags HTML para estruturar seu conteúdo de maneira amigável e legível. H1 para títulos principais, H2 e H3 para subtítulos, e negrito para destacar pontos-chave.

Exemplo de organização de Heading Tags por hierarquia de informações:
H1: O que fazer no Rio de Janeiro
H2: Melhores restaurantes
H3: Pizzarias

Isso não só melhora a compreensão para os leitores, mas também é apreciado pelos motores de busca.

Melhoria da velocidade de carregamento do site

A velocidade importa – e muito. Otimize imagens, reduza códigos desnecessários e utilize cache para agilizar o processo de carregamento das páginas do seu site. Além disso, fique de olho nos indicadores do Core Web Vitals para saber se o seu site está desempenhando bem em todos eles!

Uma página rápida não apenas oferece uma melhor experiência ao usuário, mas também é favorecida pelos motores de busca.

O que é SEO off-page?

Se o SEO On-Page diz respeito a todas as ações, visíveis ou não, tomadas internamente em um site para melhorar a sua otimização, SEO Off-Page são as ações que tomamos fora dele. Ou seja, são táticas externas que ajudam no melhor ranqueamento das páginas.

Entre as ações de SEO On-Page estão: credibilidade de um site, popularidade da marca, entre outras. Vamos falar mais sobre elas a seguir. Antes, vem ver alguns benefícios de se preocupar com a boa execução do SEO Off-Page

Benefícios e vantagens do SEO Off-Page

Como dissemos, as táticas de SEO Off-Page vão além das fronteiras do seu site, impactando direta e positivamente na sua reputação online. Aqui estão alguns dos seus benefícios:

  • Autoridade de marca reforçada: Backlinks de qualidade de outros sites fortalecem sua autoridade, sinalizando aos motores de busca e usuários que você, sua marca, sua página são de confiança.
  • Forte influência nas classificações: Além disso, os motores de busca também consideram a relevância e qualidade dos links externos. Por isso, uma estratégia de SEO Off-Page robusta ajuda muito a melhorar as classificações nos resultados da SERP.

Lembre-se, o SEO Off-Page não é só sobre links. É sobre construir uma presença digital de autoridade, digna de confiança.

Melhores práticas de SEO Off-Page

Grave isso: SEO Off-Page é resultado da combinação entre relevância, reputação e conexões. Aqui estão algumas práticas fundamentais:

Construção de backlinks relevantes e qualificados

Entre as práticas mais importantes de SEO Off-Page está a construção de backlinks, essenciais para fortalecer a autoridade do seu site. Quando sites relevantes no seu nicho de mercado fazem referência ao seu, isso não apenas aumenta a visibilidade, mas também a credibilidade aos olhos do Google.

Lembrando que os backlinks devem ser conquistados de maneira estratégica, considerando a autoridade do domínio que faz a referência, público e também objetivos. A troca de links aleatória e sem contexto é uma técnica de black hat em SEO. Ou seja, além de não ser recomendada ela é fortemente desaconselhada, pois além de não ajudar, pode gerar punições.

Investir em ações de Digital PR

Para fortalecer a presença online da sua marca, é também essencial investir em ações de digital PR. Isso significa usar diferentes canais digitais, como blogs, sites de notícias, entre outros, para participar de conversas que importam para o seu público e construir relacionamentos com influenciadores e veículos de mídia relevantes.

Conquistar uma boa reputação para a sua empresa e atrair a atenção do público-alvo contribui para o crescimento e sucesso do seu negócio no ambiente digital.

Publicação em blogs ou sites parceiros renomados

Escrever para blogs ou sites parceiros constrói backlinks, mas também amplia sua audiência. Desde que, é claro, contribua de maneira significativa ao público do site parceiro e esteja relacionado, de alguma forma, com o seu conteúdo.

Agora que você já sabe tudo sobre SEO On-Page e SEO Off-Page, é hora de aplicar esse conhecimento.

Otimização de conteúdo para SEO On-page e SEO Off-page: Por onde começar?

Se você já tem uma estratégia de SEO em andamento e quer avaliar oportunidades de otimização de conteúdo para melhorar o seu desempenho SEO On-Page e Off-Page, aqui está um mapa por onde começar:

SEO On-Page

Reavaliar palavras-chave: Quais palavras-chave ainda não são trabalhadas? As que estão sendo utilizadas, ainda fazem sentido? Quais a concorrência usa? Uma estratégia de SEO é um organismo vivo e olhar sempre para o que está sendo feito em busca de novas oportunidades é parte do trabalho. Use ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMRush ou Ahrefs para executar essas análises.

Testar novas abordagens nos títulos e meta-descrições: Ao fazer uma pesquisa no Google, é muitas vezes pelo título (SEO Title) e a meta-descrição que o usuário decide ou não acessar o seu site. Por isso, mude as abordagens, seja mais persuasivo no texto e analise os resultados. Em seguida, avalie o que funcionou melhor, atraindo mais cliques.

Atualização de conteúdos já publicados: Revisite conteúdos publicados em busca de informações que precisam ser atualizadas e melhorias nas tags de cabeçalho (h1, h2, etc). Links quebrados, informações ultrapassadas, falta de subtítulos, dados que precisam ser atualizados – tudo isso pode influenciar no desempenho da estratégia.

Também verifique se é caso de iniciar o Content Pruning (poda de conteúdo), removendo o que não faz sentido continuar no ar.

SEO Off-Page

Monitoramento de backlinks: Mais do que só buscar links de qualidade, parte da estratégia deve ser remover os links ruins, de baixa qualidade. Mais do que não ajudar, eles atrapalham e podendo interferir negativamente no posicionamento da página.

Estimular os clientes a deixarem avaliações: Incentive seus clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas no Google Meu Negócio e outros sites relevantes de reviews. Isso ajuda na consolidação da reputação da sua marca!

SEO Local: Se o seu negócio atende a clientes em uma área específica, também otimize sua presença local online, incluindo a criação e otimização do perfil no Google Meu Negócio.

Inicie com essas estratégias de SEO On-Page e Off-page e evolua constantemente. O SEO é uma jornada contínua, e cada passo conta para alcançar o topo dos resultados do Google. Conte com a nossa ajuda especializada para otimizar o trabalho!

Júlia Neves

Júlia Neves

Também conhecida como Júlia do SEO, é formada em Marketing e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na B2W, maior e-commerce do Brasil, e já atuou como SEO Manager em uma empresa de marketing em Nova York.

O nosso negócio
é crescer o seu.

Fale diretamente com um especialista e descubra como alavancar o seu negócio!

Nossos contatos

contato@optimiza.com.br

97104-7359